Já é sabido há muito tempo sobre a importância do contato das crianças com a natureza. Entenda quais os benefícios de realizar regularmente atividades com seus filhos em meio ao verde.
Você sabia que 8 em cada 10 crianças e adolescentes usam a internet? E dessas, quase 90% acessam pelo smartphone? O que isso quer dizer?
Vivemos na era da tecnologia, do acesso extremamente rápido às informações, de estarmos conectados ao que acontece no mundo o tempo todo. E isso não é diferente para as crianças, ao contrário, elas podem estar mais conectadas que adultos.
Todo este contexto favorece que os pequenos passem menos horas ao ar livre. Será que isso traz prejuízos para o desenvolvimento das crianças? E quais os benefícios de priorizar tempo em contato com a natureza?
Os benefícios são muitos na realidade. Confira os que separamos para que você e sua família comecem a passar mais tempo conectados na natureza.
Integração dos sentidos
Você já ouviu falar sobre Integração Sensorial? A Integração Sensorial é a habilidade pela qual o cérebro organiza e interpreta todas as informações que recebe dos órgãos dos sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato) de forma a responder apropriadamente ao ambiente.
Por exemplo, quando a criança brinca em contato direto com a natureza, recebe uma série de estímulos do ambiente. O cérebro dela deve ser capaz de juntar todos esses estímulos para que ela possa brincar de forma livre. Quanto maior o contato com a natureza e com as diversas possibilidades de estímulos sensoriais, maior será a Integração Sensorial da criança.
Você percebe que seu filho não gosta de andar descalço, se sujar ou comer determinados tipos de comida? Esse pode ser um dos indícios de que ele esteja necessitando de mais contato com a natureza.
É extremamente saudável que a criança tenha experiências cinestésicas: brinque com diferentes texturas, se suje com lama, terra, água, use o corpo como brinquedo. E que oportunidade melhor do que em contato com a natureza que já oferece isso genuinamente?
A aprendizagem é ampliada
Imagine só você ver na prática aquilo que você aprende na teoria na escola? Brincar em contato com a natureza proporciona exatamente isso. Estudos apontam que a experiência da aprendizagem não deve ser somente no ambiente escolar e de forma teórica.
Além disso, estar em contato com a natureza favorece que a criança tenha um desenvolvimento neuropsicomotor normal. O que isso significa? É o processo de desenvolvimento da criança considerando os aspectos neurológicos, motores e psicológicos.
Primeiro a criança aprende com o corpo (parte motora), depois internaliza cognitivamente. Por exemplo, para que a criança tenha um bom desempenho escolar, ela deve brincar bastante. Através do lúdico, a criança consegue assimilar novos conteúdos.
Estar em contato com a natureza de forma constante favorece inclusive a aquisição da leitura e da escrita. Pegando a brincadeira de pega-pega como exemplo, a criança precisa calcular sua velocidade, ter noção do espaço, de quanta força vai utilizar.
Para ler e escrever nós utilizamos as mesmas habilidades: é preciso saber qual espaço entre uma palavra outra, como ocupar o espaço da linha, com que força eu pego o lápis e escrevo no papel. Vamos do macro para o micro, da coordenação motora grossa para a fina.
Valorizar a vida em suas diversas manifestações
Você já parou para pensar em como o universo é grande? Talvez sim, talvez não. Seus filhos provavelmente não e sabe por quê? O tempo da criança é diferente do adulto, o tempo da criança é o agora.
A criança se foca no momento atual porque está aprendendo e construindo coisas novas o tempo todo. Brincar em contato com a natureza é uma oportunidade para que ela aprenda sobre a multiplicidade da vida.
Existem diferentes tipos de seres no mundo (animal, vegetal, mineral etc). É importante mostrar aos pequenos que a vida humana é apenas uma delas e que não é mais ou menos importante.
Ter experiências diretamente com a natureza pode ensinar às crianças que por menor em tamanho que uma vida seja, ela é importante. Quem tem mais importância: uma formiga ou um elefante?
Entender que a vida tem ciclos e nós fazemos parte deles
Você já fez com seus filhos a experiência de plantar um grão de feijão no algodão? Uma das razões pelas quais fazemos esse experimento com as crianças é para mostrar como são os ciclos naturais.
O contato com a natureza permite compreender este movimento da vida: tudo nasce, cresce e morre. Todos os seres vivos passam por diferentes fases em seu desenvolvimento. Para a criança, brincar em meio a isso significa criar a noção de que ela faz parte da natureza. É ensinar para seus filhos, desde pequenos, que as ações individuais interferem no coletivo.
Além disso, você tem a oportunidade de trabalhar com seus filhos assuntos que ainda hoje são tabus, como a morte. Lidar com a finitude das coisas fortalece emocionalmente as crianças para lidarem com a frustrações da vida. Provavelmente, serão adultos com mais recursos internos.
Desenvolver os “4Cs”
Alguns especialistas em educação falam sobre os 4Cs – pensamento crítico, cooperação, colaboração e criatividade. Essas seriam as quatro habilidades para que os pequenos sejam adultos bem sucedidos.
O pensamento crítico nada mais é do que a habilidade de ver as entrelinhas das situações, de ser capaz de pensar sob diversas perspectivas. Estando em contato com a diversidade que natureza proporciona é possível começar a desenvolver esta habilidade.
A cooperação funciona no nível interno e diz respeito a realizar uma ação em conjunto para ajudar outrem a atingir um objetivo. Já a colaboração acontece em um nível externo e ocorre da união de pessoas que através de ações atingem um objetivo comum.
Parecem a mesma coisa, vamos simplificar pensando nas crianças: cooperação é quando existe a construção do conhecimento e colaboração é quando existe o compartilhamento, trocas de ideias. O movimento da natureza por si só alterna entre um e outro e o contato com ela constrói essa habilidade na criança.
Por fim, a criatividade é a capacidade de criar, de ter inventividade e em uma esfera mais ampla, encontrar soluções para as mais diversas situações. Brincar em meio a natureza traz um contexto de liberdade de escolha no que fazer, a criança poderá exercer essa habilidade.
Esses são apenas algumas das razões para que você construa, junto com seus filhos, o hábito de realizar atividades em contato com a natureza. Exercer a maternidade/paternidade nos tempos atuais pode ser um desafio.
Entenda que não existem padrões a serem seguidos. Vá agregando a sua forma de viver, ao seu estilo de vida, tudo aquilo que fizer sentido e for possível. O objetivo não é sobrecarregar, mas levar a vida com leveza.
Escolhemos o espaço do Recanto Lago dos Sonhos especialmente para isso: proporcionar experiências leves e enriquecedoras para os pais e as crianças em meio a natureza.
Para proporcionar todos esses benefícios para as crianças, temos um programa de recreação durante as férias. Sabemos o quanto este período pode ser desafiador para os pais, que nem sempre conseguem tirar férias com os pequenos. Assim, oferecemos um programa de recreação recheado de atividades em contato com a natureza, contando com o apoio de recreadores e monitores.
Ficou interessado? Entre em contato para saber mais.