Saiba como manter a alimentação saudável das crianças durante as férias

Compartilhe esse conteúdo :)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Oficina de Culinária Alimentação Saudável

Fazer com que as crianças comam de maneira saudável é um desafio cotidiano. Durante as férias, existe um afrouxamento da rotina e, tanto pais como filhos, querem maneiras mais rápidas e simples para se alimentar. Aprenda como manter a alimentação saudável dos seus filhos durante o período de férias, sem cair nos famosos fast food.

Comer hambúrguer não está proibido. A questão é que, muitas vezes nas férias, os pais acabam recorrendo mais a esse tipo de comida pela rapidez e praticidade. E isso não quer dizer comer fora de casa sempre, em algumas situações, até mesmo cozinhando, os pais podem escolher opções menos saudáveis.

Quando pensamos em alimentação, nós temos a nossa disposição uma variedade de opções muito grande, que vão desde as mais saudáveis até as menos. O famoso “comer bem” é uma questão de escolha e de educação.

A criança ainda não tem autonomia para decidir sozinha o que vai comer, isto precisa ser construído junto dela. O paladar infantil é mais sensível ao amargo e azedo, tendo preferência por alimentos doces. Entende agora o porquê aquele chocolatinho cai bem, mas o brócolis não?

Entenda como construir hábitos alimentares saudáveis com seus filhos para que eles aprendam a fazer escolhas saudáveis.

Variedade sempre a disposição

A criança precisa conhecer alimentos novos e ser exposta a eles. Sendo assim, mantenha sempre o cardápio da sua casa variado. Diferentes tipos de verduras, legumes e frutas à mesa, de fácil alcance para os pequenos. Essa constante exposição faz duas coisas: cria o hábito e mostra a criança que ter esses alimentos por perto é comum. 

Outro fator importante é o exemplo. Você quer que seu filho coma em variedade, mas no seu prato só tem arroz, feijão e fritura? Temos um problema aqui. Os seus filhos farão o que você faz, não o que você lhes diz para fazer.

Criar uma consciência de alimentação saudável nas crianças poderá fazer com que você, adulto, revise os seus hábitos alimentares. Vendo você comer coisas saudáveis, e mais, experimentando coisas novas, a criança se sentirá segura para fazer o mesmo.

Criatividade na hora de montar o prato

Como você, adulto, se sente quando vai a um restaurante, pede um prato de comida e ele vem com aquela apresentação maravilhosa? Você se sente, no mínimo, muito bem e com mais fome! A criança se sente da mesma forma.

Muitas vezes, na hora que apresentamos o alimento para a criança, o fazemos de forma tão desinteressante que ela não se sente atraída nem para experimentá-lo. Aproveitando o momento das férias, que tal usar do lúdico, da brincadeira para se alimentar?

Para fazer isso, não é necessário nada complexo ou sofisticado. Você pode criar formas com a comida no prato (carinhas, animais, meios de transporte, o céu é o limite!) e usar alimentos variados. Para que a criança experimente, é importante que você ofereça a ela, ou seja, o alimento novo deve estar no prato.

Não force nada! Não obrigue a criança a comer. Isto cria uma relação problemática com a alimentação. Pode ser que a criança experimente e goste; pode ser que experimente e não goste. Está tudo bem. Se você adulto respeitar isso, deixa as portas abertas para que ela experimente novamente no futuro.

Persistência e tolerância para comer

Algumas crianças podem ser mais resistentes que outras. Algumas crianças terão preferência por alimentos mais doces, outras não. Mas todas elas podem comer de maneira saudável.

Construir o hábito de comer de maneira saudável é responsabilidade do adulto. Por isso, persistência é uma boa dica. Tente uma vez. Tente de novo. Tente uma outra vez. Alguns alimentos, a criança não vai suportar comer, assim como acontece com os adultos. Outros, ela poderá se habituar e até gostar.

É importante manter em mente que a criança se relaciona de maneira diferente com o mundo, incluindo a alimentação. Tenha tolerância com o processo do seu filho e deixe as possibilidades em aberto sempre. Assim, você evita de ficar frustrado e permite que seu filho continue tendo experiências novas.

Outra dica importante é: sempre existirão desafios. O ponto não está no obstáculo que se apresenta, mas na sua flexibilidade para encontrar uma solução e lidar com ele. 

Criança que ajuda a cozinhar, come melhor

Alimentar-se não está relacionado somente ao paladar, mas toda a experiência que comer proporciona. Os alimentos, além do sabor diferente, possuem cores e texturas diferentes.

Cozinhar com as crianças pode ser um desafio, mas também pode ser uma boa oportunidade para ampliar autonomia. Com segurança e auxílio, a criança pode fazer quase tudo. Para elas, com certeza, será uma experiência lúdica e de aprendizado ao mesmo tempo.

Preparar os alimentos junto dos adultos permite que a experiência do comer passe pelos 5 órgãos dos sentido. A criança vê como se manuseia e prepara os alimentos; ela ajuda nesse processo e conhece novas texturas ao tocar nos alimentos; ela está cercada de aromas e está ouvindo e recebendo os comandos dos adultos. Assim, comer fica muito mais atrativo! Além disso, comer algo que você mesmo cozinhou é um reforçador positivo muito forte.

No Recanto Lago dos Sonhos, nós realizamos Oficinas de Culinária durante a Recreação de Férias (meses de janeiro e julho) e em festas de aniversário infantis. Essas oficinas permitem um contato direto com os alimentos. Para isso, apresentamos às crianças, nesses eventos,  um ciclo completo de alimentação saudável e a origem de alguns alimentos tão importantes e necessários numa dieta equilibrada.

O percurso acontece da seguinte forma:

  • Percorremos com as crianças a nossa Horta Orgânica, o Canteiro de Ervas e Temperos, explicando de maneira simples sobre a importância  de consumirmos verduras, frutas, legumes, chás e temperos naturais. 
  • Depois, realizamos a Oficina de Culinária, onde  além do contato com alguns desses alimentos, as crianças são incentivadas a preparar, degustar e saborear, de forma lúdica e divertida, sentindo prazer em realizar essa atividade.
  • Por último, as crianças participam da Oficina de Plantio, onde além do contato com a terra, elas terão a oportunidade de plantar, aprender a  colaborar com a preservação da natureza e do meio ambiente e levarão as mudinhas plantadas para cuidarem e lembrarem daquilo que vivenciaram aqui no Recanto.

Nós acreditamos na importância da Educação Alimentar e que para uma alimentação ser saudável, ela não precisa ser difícil. Acreditamos também que a criança participando desse processo, o torna mais rico, inclusive para os adultos.

Quer conhecer mais nosso espaço e nossas oficinas? Agende um horário e teremos prazer em te mostrar!

Fernanda Velardi

Fernanda Velardi

Psicóloga formada em 2012 pela Universidade Paulista de Campinas. Possui especialização em Psicopedagogia Institucional e cursos em método fônico e currículo funcional natural. Atua com crianças, adolescentes e adultos, além de crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem, deficiência intelectual e autismo.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário ;)

Quem Somos

Somos um recanto na cidade de Valinhos em meio a natureza que oferece os serviços de Turismo Pedagógico, Visitação Rural para Grupos e Instituições, Organização de Festas infantis e também a locação do espaço para eventos e confraternizações. Nossa missão é fazer com você tenha momentos inesquecíveis com a gente em contato com a natureza.

Posts Recentes

Siga nas Redes Sociais

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as novidades do recanto lago dos sonhos

Please enter your phone number
and we call you back soon

We are calling you to phone

Thank you.
We are call you back soon.