Entenda porquê educação ambiental é assunto de criança

Compartilhe esse conteúdo :)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Crianças aprendendo sobre a compostagem, educação ambiental

Se você já parou para refletir sobre seus hábitos de consumo e em como criar uma consciência mais ecológica para o meio ambiente, saiba como transmitir isso às crianças.

Você sabe o que é Educação Ambiental? Você já pensou como pode construir hábitos mais saudáveis e uma consciência ecológica desde a infância?

A Educação Ambiental é um processo contínuo de formação, para que as pessoas criem uma mentalidade preocupada em conservar e preservar os recursos da natureza e com a sustentabilidade. 

É um assunto amplo que envolve temas como política, ética e responsabilidade econômica e social. Quando se trata das crianças, podemos transformar em algo prático, lúdico e divertido. Entenda como ensinar Educação Ambiental para os pequenos de forma fácil e descomplicada. 

A prática é amiga do aprendizado

Atualmente, uma das grandes concepções acerca da aprendizagem é que ela não deve ser somente teórica, é preciso haver prática. Sendo assim, vai ser mais fácil explicar e ensinar para as crianças o que é Educação Ambiental, se elas forem expostas a situações que proporcionem esse aprendizado. 

Isso começa em casa e se estende a escola. É possível iniciar com temas bem simples como: o dia e a noite, o ciclo da água, reciclagem, reutilização de água, separação do lixo, e por aí vai.

E tudo o que você precisa fazer é estar atento às oportunidades. Por exemplo, imagine que você está em casa, em um sábado a tarde e começa a chover. A partir disso, você pode explicar à criança como se formam as nuvens de chuva, porque chove, qual a importância da chuva e do cuidado com a água etc. 

Outra sugestão é fazer a separação do lixo entre reciclável e orgânico, pedindo auxílio para as crianças na hora em que for fazer isso, explicando a importância de fazer, qual o impacto que isso gera no meio ambiente. 

Me diga se reciclas...

Um ponto importante é o exemplo. A Educação Ambiental começa com pequenas atitudes, dentro da família, da escola e dos locais que a criança frequenta. 

Então, se desde cedo a criança convive com pessoas que têm atitudes ambientais conscientes, ela começa a criar dentro de si essa noção, pois se pessoas que ela considera como modelos fazem, ela entende que deverá fazer também. 

 

Comece a realizar algumas ações simples, mas significativas e peça ajuda aos pequenos: recicle materiais que seriam descartados, reutilize, incentive a troca de livros e brinquedos, doe aquilo que não utiliza mais.

 

Pequenas mudanças no dia a dia fazem toda a diferença: prefira consumir marcas que sejam preocupadas com a sustentabilidade, que não testam seus produtos em animais e não usam trabalho escravo, separe o seu lixo em locais públicos também. 

Além de fazer essas escolhas, é importante explicar para a criança o porquê de estar fazendo-as. Assim, ela vai internalizando esses conceitos e construindo sua própria consciência. 

Educação Ambiental começa na natureza

Parece redundante falar isso, mas para que a criança crie conhecimento sobre Educação Ambiental, ela necessariamente precisa estar em contato com a natureza. 

Por isso, se este é um assunto importante para você e você quer transmitir o cuidado com a natureza como um valor para as crianças, escolha passeios que permitam o contato com a natureza. 

Você pode começar com coisas simples, como zoológicos, parques, locais que ofereçam turismo rural e que tenham atividades que permitam trabalhar essas noções com as crianças. 

Somente em meio à natureza, a criança entenderá qual a sua própria relação com o meio ambiente e como suas atitudes o impactam. Ensinar sobre Educação Ambiental é mostrar para os pequenos que todos nós fazemos parte de um sistema mais amplo e que nossas escolhas interferem nele. 

A importância da Escola nesse processo

Para construir uma consciência ambiental sólida nas crianças, é importante que os diversos ambientes que ela frequente estejam preocupados com isso. Já não é de agora que as escolas se preocupam cada vez mais em oferecer em seus currículos, conteúdos e projetos voltados à Educação Ambiental. 

Na escola, além de entrar em contato com esse tema de uma forma científica, a criança pode vivenciar isso através da troca e do contato com seus pares. Isso enriquece ainda mais o aprendizado.

Atualmente, existem algumas diretrizes que orientam as escolas em como transmitir esses conteúdos para as crianças desde a educação infantil até o ensino médio. 

Para os pequenos de 0 a 3 anos, por exemplo, é importante visitar e explorar os ambientes naturais próximos a eles; dos 4 aos 8 anos, é possível aprofundar os conhecimentos que a criança veio construindo, fazer experiências, participar de atividades. 

Outro recurso disponível às escolas são os Estudos do Meio. Nele, a escola vem trabalhando em sala de aula com as crianças algum tema específico. Inicia de forma lúdica e teórica. Depois, para ampliar o aprendizado, levam as crianças para vivenciar o que foi estudado em sala. 

Realizar estudos do meio coroa toda a experiência do aprendizado, pois é nessa hora que o educador também consegue compreender de forma prática o quanto cada criança conseguiu absorver dos conteúdos passados. 

Esse processo também pode acontecer de maneira inversa, ou seja,  se as escolas realizarem as saídas de Estudo do Meio no início do semestre, os educadores poderão trabalhar os temas ligados à natureza e Educação Ambiental, no decorrer do ano letivo, facilitando assim, a compreensão e o aprendizado do conteúdo, por parte das crianças.

Aqui no Recanto Lago dos Sonhos, desenvolvemos um Projeto de Educação Ambiental para as escolas de Educação Infantil e Fundamental, com roteiros que podem contribuir para a elaboração dos Projetos Pedagógicos ou complementar os conteúdos aplicados em sala de aula, proporcionando experiências em meio à natureza (Jardim Sensorial, Horta Orgânica, Minhocário, Animais de Fazenda), além de atividades lúdicas e educativas, como plantio de mudas, oficinas de argila, culinária, arte e reciclagem, teatro interativo e muito mais.

Por isso, se a sua escola precisa de um espaço diferenciado em meio à natureza, que seja seguro e acolhedor, com uma Equipe de Monitores Especializados, atenciosos e competentes, entre em contato para saber mais sobre o nosso projeto.

Fernanda Velardi

Fernanda Velardi

Psicóloga formada em 2012 pela Universidade Paulista de Campinas. Possui especialização em Psicopedagogia Institucional e cursos em método fônico e currículo funcional natural. Atua com crianças, adolescentes e adultos, além de crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem, deficiência intelectual e autismo.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário ;)

Quem Somos

Somos um recanto na cidade de Valinhos em meio a natureza que oferece os serviços de Turismo Pedagógico, Visitação Rural para Grupos e Instituições, Organização de Festas infantis e também a locação do espaço para eventos e confraternizações. Nossa missão é fazer com você tenha momentos inesquecíveis com a gente em contato com a natureza.

Posts Recentes

Siga nas Redes Sociais

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as novidades do recanto lago dos sonhos