Vida saudável, 4 maneiras para manter uma vida ativa na maturidade

Compartilhe esse conteúdo :)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Grupo da maturidade em vivência no Recanto Vida Saudável

Manter uma vida saudável e ativa é uma condição para a longevidade. Saiba como manter hábitos saudáveis, inclusive na maturidade, faz toda a diferença na sua vida.

Viver uma vida ativa e saudável é uma construção. Nutrir hábitos sadios é um processo que se dá pela vida toda, todos os dias. Ao contrário do que muitos pensam, são pequenas decisões tomadas a cada dia que fazem com que a pessoa viva de maneira melhor.

Apesar disso, é importante ter a consciência de que sempre é possível mudar, sempre é possível escolher diferente a partir do agora. Se você acredita que poderia levar uma vida com hábitos mais favoráveis, você pode começar neste momento.

E não importa quantos anos você tem. É importante que você consiga identificar quais são seus potenciais e respeitar suas limitações; encontrar atividades que façam sentido. Entenda porque é importante manter uma vida saudável e ativa, inclusive na maturidade. 

Nunca é tarde para começar a viver de forma saudável

Muitas pessoas idosas podem acreditar que por não terem mantido hábitos saudáveis durante toda a vida, é tarde demais para fazer isso na maturidade. Ledo engano. Nutrir hábitos saudáveis previne o aparecimento de algumas doenças na idade madura, no entanto, isso não impede que o idoso decida a partir de onde está.

É importante respeitar as limitações que já existem e fazer as adaptações necessárias. Pequenas mudanças já podem fazer uma grande diferença. Além disso, são pequenas escolhas mantidas de forma constante que vão evidenciar essa diferença.

Por exemplo, ter uma dieta equilibrada que prevê a necessidade de nutrientes dessa fase; atividades físicas regulares e adaptadas que levem em consideração o quadro do idoso e o controle das doenças crônicas podem trazer um impacto muito positivo na vida do idoso.

Tudo isso, pode trazer mais qualidade de vida ao idoso. Porque a questão não é quantos anos uma pessoa viverá, mas que qualidade ela terá. Longevidade não é sinônimo de bem estar.

Manter hobbies e atividades prazerosas

Durante toda a nossa vida, nós nutrimos interesse por atividades que têm o potencial de “carregar nossa bateria”. Na maturidade, isso não pode ser diferente. Garantir uma vida com qualidade é continuar fazendo coisas que nos conectam com nossa essência.

Você pode manter um hábito antigo ou procurar algo novo para colocar em prática. Pode ser o momento de fazer algo que sempre teve vontade e nunca fez. A maturidade pode ser compreendida como uma oportunidade.

Muitas pessoas nessas fase começam a entrar em contato com o sentimento de finitude, podendo ter a sensação de que a vida está chegando ao fim. Isso pode levar a dois caminhos: não querer fazer nada porque a vida está chegando ao fim ou querer fazer coisas novas porque a vida está chegando ao fim. A escolha é de cada um.

Mente sã, corpo são

Já dizia o filósofo. Para manter uma vida saudável na maturidade é importante que a mente acompanhe esse processo. É claro que existem doenças e transtornos que com o avanço da idade podem estar presentes e prejudicar a cognição.

O objetivo é sempre manter a qualidade de vida e procurar preservar as habilidades cognitivas presentes. Outra possibilidade é procurar aprender coisas novas, mesmo na velhice. Conforme os anos vão passando, a nossa plasticidade neuronal (capacidade dos nossos neurônios criar novas conexões) vai diminuindo, mas não fica inexistente.

De novo, com pequenas atitudes é possível preservar a cognição: fazer um caminho diferente, começar vestindo o pé esquerdo antes do direito, mudar pequenas coisas na rotina diária.

Vida saudável inclui interação

Uma das características da velhice pode ser a tendência ao isolamento. É bastante comum que as pessoas idosas tenham mais vontade de ficar em casa somente junto à família do que queiram ampliar suas relações.

No entanto, uma das características principais dos seres humanos é que somos seres de relações. Por isso, manter uma vida social ativa é importante inclusive na maturidade. Continuar exercitando as habilidades sociais é essencial para garantir uma vida saudável.

É importante que os idosos estejam entre pares, ou seja, escolham atividades em que estejam cercados por outros idosos. Podem ser atividades simples, ao ar livre, bailes, viagens, não importa!

No Recanto Lago dos Sonhos temos um projeto de Turismo Rural com café da manhã ou chá da tarde para grupos da maturidade. Nossos objetivos com esse trabalho são: promover a integração dos participantes do grupo junto à natureza com vivências significativas; incentivar o lazer em grupo e a socialização dos participantes; resgatar a memória afetiva através de vivência grupal; proporcionar encontros de convivência e estreitamento de vínculos afetivos entre os participantes; favorecer o lúdico e o ócio criativo com atividades prazerosas.

Este trabalho é direcionado a idosos que fazem parte de algum grupo ou instituição. Para realizá-lo, contamos com o apoio de uma equipe multidisciplinar especializada para atender às necessidades do grupo. Achou interessante essa proposta? Entre em contato e solicite um orçamento para um momento inesquecível!

Fernanda Velardi

Fernanda Velardi

Psicóloga formada em 2012 pela Universidade Paulista de Campinas. Possui especialização em Psicopedagogia Institucional e cursos em método fônico e currículo funcional natural. Atua com crianças, adolescentes e adultos, além de crianças com dificuldades e transtornos de aprendizagem, deficiência intelectual e autismo.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário ;)

Quem Somos

Somos um recanto na cidade de Valinhos em meio a natureza que oferece os serviços de Turismo Pedagógico, Visitação Rural para Grupos e Instituições, Organização de Festas infantis e também a locação do espaço para eventos e confraternizações. Nossa missão é fazer com você tenha momentos inesquecíveis com a gente em contato com a natureza.

Posts Recentes

Siga nas Redes Sociais

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as novidades do recanto lago dos sonhos