Fazer com que as crianças comam de maneira saudável é um desafio cotidiano. Durante as férias, existe um afrouxamento da rotina e, tanto pais como filhos, querem maneiras mais rápidas e simples para se alimentar. Aprenda como manter a alimentação saudável dos seus filhos durante o período de férias, sem cair nos famosos fast food.
Comer hambúrguer não está proibido. A questão é que, muitas vezes nas férias, os pais acabam recorrendo mais a esse tipo de comida pela rapidez e praticidade. E isso não quer dizer comer fora de casa sempre, em algumas situações, até mesmo cozinhando, os pais podem escolher opções menos saudáveis.
Quando pensamos em alimentação, nós temos a nossa disposição uma variedade de opções muito grande, que vão desde as mais saudáveis até as menos. O famoso “comer bem” é uma questão de escolha e de educação.
A criança ainda não tem autonomia para decidir sozinha o que vai comer, isto precisa ser construído junto dela. O paladar infantil é mais sensível ao amargo e azedo, tendo preferência por alimentos doces. Entende agora o porquê aquele chocolatinho cai bem, mas o brócolis não?
Entenda como construir hábitos alimentares saudáveis com seus filhos para que eles aprendam a fazer escolhas saudáveis.
Variedade sempre a disposição
A criança precisa conhecer alimentos novos e ser exposta a eles. Sendo assim, mantenha sempre o cardápio da sua casa variado. Diferentes tipos de verduras, legumes e frutas à mesa, de fácil alcance para os pequenos. Essa constante exposição faz duas coisas: cria o hábito e mostra a criança que ter esses alimentos por perto é comum.
Outro fator importante é o exemplo. Você quer que seu filho coma em variedade, mas no seu prato só tem arroz, feijão e fritura? Temos um problema aqui. Os seus filhos farão o que você faz, não o que você lhes diz para fazer.
Criar uma consciência de alimentação saudável nas crianças poderá fazer com que você, adulto, revise os seus hábitos alimentares. Vendo você comer coisas saudáveis, e mais, experimentando coisas novas, a criança se sentirá segura para fazer o mesmo.
Criatividade na hora de montar o prato
Como você, adulto, se sente quando vai a um restaurante, pede um prato de comida e ele vem com aquela apresentação maravilhosa? Você se sente, no mínimo, muito bem e com mais fome! A criança se sente da mesma forma.
Muitas vezes, na hora que apresentamos o alimento para a criança, o fazemos de forma tão desinteressante que ela não se sente atraída nem para experimentá-lo. Aproveitando o momento das férias, que tal usar do lúdico, da brincadeira para se alimentar?
Para fazer isso, não é necessário nada complexo ou sofisticado. Você pode criar formas com a comida no prato (carinhas, animais, meios de transporte, o céu é o limite!) e usar alimentos variados. Para que a criança experimente, é importante que você ofereça a ela, ou seja, o alimento novo deve estar no prato.
Não force nada! Não obrigue a criança a comer. Isto cria uma relação problemática com a alimentação. Pode ser que a criança experimente e goste; pode ser que experimente e não goste. Está tudo bem. Se você adulto respeitar isso, deixa as portas abertas para que ela experimente novamente no futuro.
Persistência e tolerância para comer
Algumas crianças podem ser mais resistentes que outras. Algumas crianças terão preferência por alimentos mais doces, outras não. Mas todas elas podem comer de maneira saudável.
Construir o hábito de comer de maneira saudável é responsabilidade do adulto. Por isso, persistência é uma boa dica. Tente uma vez. Tente de novo. Tente uma outra vez. Alguns alimentos, a criança não vai suportar comer, assim como acontece com os adultos. Outros, ela poderá se habituar e até gostar.
É importante manter em mente que a criança se relaciona de maneira diferente com o mundo, incluindo a alimentação. Tenha tolerância com o processo do seu filho e deixe as possibilidades em aberto sempre. Assim, você evita de ficar frustrado e permite que seu filho continue tendo experiências novas.
Outra dica importante é: sempre existirão desafios. O ponto não está no obstáculo que se apresenta, mas na sua flexibilidade para encontrar uma solução e lidar com ele.
Criança que ajuda a cozinhar, come melhor
Alimentar-se não está relacionado somente ao paladar, mas toda a experiência que comer proporciona. Os alimentos, além do sabor diferente, possuem cores e texturas diferentes.
Cozinhar com as crianças pode ser um desafio, mas também pode ser uma boa oportunidade para ampliar autonomia. Com segurança e auxílio, a criança pode fazer quase tudo. Para elas, com certeza, será uma experiência lúdica e de aprendizado ao mesmo tempo.
Preparar os alimentos junto dos adultos permite que a experiência do comer passe pelos 5 órgãos dos sentido. A criança vê como se manuseia e prepara os alimentos; ela ajuda nesse processo e conhece novas texturas ao tocar nos alimentos; ela está cercada de aromas e está ouvindo e recebendo os comandos dos adultos. Assim, comer fica muito mais atrativo! Além disso, comer algo que você mesmo cozinhou é um reforçador positivo muito forte.
No Recanto Lago dos Sonhos, nós realizamos Oficinas de Culinária durante a Recreação de Férias (meses de janeiro e julho) e em festas de aniversário infantis. Essas oficinas permitem um contato direto com os alimentos. Para isso, apresentamos às crianças, nesses eventos, um ciclo completo de alimentação saudável e a origem de alguns alimentos tão importantes e necessários numa dieta equilibrada.
O percurso acontece da seguinte forma:
- Percorremos com as crianças a nossa Horta Orgânica, o Canteiro de Ervas e Temperos, explicando de maneira simples sobre a importância de consumirmos verduras, frutas, legumes, chás e temperos naturais.
- Depois, realizamos a Oficina de Culinária, onde além do contato com alguns desses alimentos, as crianças são incentivadas a preparar, degustar e saborear, de forma lúdica e divertida, sentindo prazer em realizar essa atividade.
- Por último, as crianças participam da Oficina de Plantio, onde além do contato com a terra, elas terão a oportunidade de plantar, aprender a colaborar com a preservação da natureza e do meio ambiente e levarão as mudinhas plantadas para cuidarem e lembrarem daquilo que vivenciaram aqui no Recanto.
Nós acreditamos na importância da Educação Alimentar e que para uma alimentação ser saudável, ela não precisa ser difícil. Acreditamos também que a criança participando desse processo, o torna mais rico, inclusive para os adultos.
Quer conhecer mais nosso espaço e nossas oficinas? Agende um horário e teremos prazer em te mostrar!